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Questionário SHST
Este inquérito pretende verificar se a sua empresa cumpre os requisitos necessários para garantir uma correta implementação de uma política de Prevenção em matéria de Segurança e Saúde na Empresa.

1. Tem definido uma política de segurança e saúde na empresa?

2. Tem assegurado os serviços de segurança e saúde no trabalho?

3. Assegura ao trabalhador condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho?

4. Os serviços de segurança e saúde efetuam uma correta identificação e avaliação de riscos em matéria de segurança e saúde, promovendo a implementação de medidas destinadas a prevenir acidentes?

5. Colabora com os serviços de segurança e saúde nas visitas aos postos de trabalho?

6. Define a implementação de medidas de segurança após o parecer dos técnicos de segurança e saúde?

7. Sempre que confiadas tarefas a um trabalhador, são considerados os seus conhecimentos e as suas aptidões em matéria de segurança e de saúde no trabalho?

8. Fornece as informações e a formação em matéria de segurança ao desenvolvimento da atividade em condições de segurança e de saúde?

9. Sempre que seja necessário aceder a zonas de risco elevado, permite o acesso apenas ao trabalhador com aptidão e formação adequadas, pelo tempo mínimo necessário?

10. Tem implementado as medidas de autoproteção, que se define pela elaboração do plano de segurança interno/plano de emergência?

11 Tem em conta, na organização dos meios de prevenção, não só o trabalhador como também terceiros suscetíveis de serem abrangidos pelos riscos da realização dos trabalhos, quer nas instalações quer no exterior?

12. Assegura a vigilância da saúde do trabalhador em função dos riscos a que estiver potencialmente exposto no local de trabalho?

13. Além da consulta de medicina do trabalho, executa outros exames complementares de diagnóstico de modo a rastrear outros riscos para a saúde?

14. Promove a realização de campanhas de saúde?

15. Insere no plano de formação os cursos de Primeiros Socorros e de Prevenção e Proteção contra Incêndios?

16. Suporta a totalidade dos encargos com a organização e o funcionamento do serviço de segurança e de saúde no trabalho e demais sistemas de prevenção, incluindo exames de vigilância da saúde?

17. Consulta por escrito e, pelo menos, uma vez por ano, previamente ou em tempo útil, os trabalhadores para a segurança e saúde?

18. Forma os seus trabalhadores no domínio da segurança e saúde no trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho e o exercício de atividades de risco elevado?

19. Disponibiliza informação atualizada aos trabalhadores sobre as substâncias e preparações químicas perigosas e sobre equipamentos de trabalho?

20. Fornece os equipamentos de proteção individual aos colaborares de acordo com a avaliação de riscos efetuada pelos serviços de segurança?

21. Informa os serviços de segurança e saúde sobre os acidentes que ocorrem na empresa?


RESULTADO

De 0 a 9 Respostas Positivas - Insuficiente, a melhorar!
De 10 a 15 Respostas Positivas - Médio, atenção!
De 16 a 21 Respostas Positivas - Muito Bom! A manter!