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Exercícios e Alongamentos
No âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho, apresentamos alguns exercícios e movimentos de alongamentos que poderão ser exercitados no escritório e que ajudarão a eliminar os factores de risco da postura estática gerada pelos longos períodos sentados ao computador ou numa secretária. Os exercícios e alongamentos serão enviados regularmente e abordarão exercícios para determinadas zonas que tendem a ser uma fonte de tensão, tais como as mãos, costas e ombros, cabeça e pescoço. Despenda de breves minutos e verá que se sentirá mais relaxado e naturalmente com uma nova predisposição para o restante período de trabalho.

Os primeiros exercícios que lhe propomos são os seguintes:

Exercícios com as mãos

Feche a mão contra o pulso e abra, esticando os dedos. Repita o exercício entre 3 a 5 vezes.



Exercícios para as costas e ombros

Levante-se, com as costas direitas, coloque a mão direita no seu ombro esquerdo e mova a cabeça para trás suavemente. Repita o exercício para o ombro direito, entre 3 a 5 vezes.

Exercícios para a cabeça e pescoço

Movimente a cabeça da esquerda para a direita e novamente para a esquerda. Repita o exercício, entre 2 a 3 vezes.

Movimente a cabeça de trás para a frente. Repita o exercício, entre 2 a 3 vezes.

Saiba mais aqui - Ergonomia no Posto de Trabalho (Escritório)

Fonte: NAPO - OSHA - Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho