Arquivo de Notícias
Página inicial » Arquivo de Notícias » Surto de Gripe Agressiva leva a Direção-Geral da Saúde a aconselhar vacina
Surto de Gripe Agressiva leva a Direção-Geral da Saúde a aconselhar vacina
A DGS confirma casos de internamento hospitalar devido à gripe, admitindo que alguns deles se revelam agressivos, levando assim o diretor geral da saúde, Francisco Jorge, a aconselhar as pessoas a vacinarem-se.

"Na primeira semana de Janeiro foram confirmados no Instituto Ricardo Jorge quatro casos com confirmação laboratorial, dos quais dois estão internados, um nos cuidados intensivos. Foram diagnosticados na primeira semana e podem indicar o começo da atividade gripal em Portugal, à semelhança do que está a acontecer nos outros países do hemisfério norte", enunciou o diretor geral da Saúde. Em especial alerta deverão estar os grupos mais vulneráveis, como é o caso das crianças e dos idosos.

Francisco Jorge refere três estirpes do vírus da gripe em circulação - o AH1, o AH3 e o Tipo B, e com o receio do cenário atual nos EUA, onde em algumas zonas foi declarado o estado de emergência sanitária, na sequência de uma epidemia de gripe que já afetou mais de 19 mil pessoas, prevê na Europa uma época gripal agressiva e por tal recomenda a prevenção pela via da administração da vacina.