Arquivo de Notícias
Página inicial » Arquivo de Notícias » Formação Profissional
Formação Profissional
A Formação Profissional é um elemento incontornável para o desenvolvimento produtivo das empresas e revelou-se um investimento indispensável para a valorização e a melhoria do desempenho profissional.

Este ano, o Grupo Medi-T reforça a divulgação do curso Controlo e Prevenção da Infeção na Saúde (clicar para consultar) e anuncia a abertura das inscrições. A infeção hospitalar é um problema para a segurança e a saúde do doente. É necessário manter na instituição uma cultura de controlo rigoroso de infeção integrada nas atividades diárias dos serviços, uma vez que ela constituirá a prevenção e a boa prática de prestação de cuidados. É indispensável que cada profissional entenda o seu papel individual na prática de rotinas de limpeza, desinfeção, esterilização de material, equipamentos e superfícies para assim assegura um ambiente seguro. O cumprimento das regras de prevenção e controlo de infeção é da responsabilidade de toda a equipa hospitalar e passa pela formação/informação/sensibilização de todos os profissionais.

Neste momento, faz-se uma retrospetiva do ano de 2013 que foi do ponto de vista da formação profissional um ano francamente positivo: O Grupo Medi-T desenvolveu mais de oito mil horas de formação para um universo superior a dois mil e duzentos formandos. Com o presente resultado trabalharam-se as competências dos colaboradores de mais de cento e cinquenta empresas clientes.

É relevante realçar a intervenção do Grupo Medi-T em território angolano. Foi com a formação em Controlo e Prevenção de Infeção que o Grupo Medi-T ultrapassou fronteiras e desde 2013 que se encontra a trabalhar em estrita parceria com o Ministério de Saúde de Angola, com o intuito de formar os profissionais de saúde para que o índice de infeção baixe para níveis aceitáveis. A metodologia deste trabalho passou pelo reconhecimento das unidades hospitalares e realidade local de Luanda, pela adequação dos conteúdos a cada situação encontrada e pela realização da formação propriamente dita. Seguiu-se com a elaboração de um plano de ação para medir a eficácia das formações e, neste momento, os profissionais da Medi-T encontram-se na segunda parte do projeto, que consiste no acompanhamento das ações corretivas apresentadas a cada unidade, assim como, na execução de ações avançadas na temática do controlo de infeção. O balanço do presente projeto é muito positivo com vista à expansão a todo território angolano.

De acordo com o atual Código do Trabalho, todos os anos, pelo menos, 10% dos trabalhadores de uma empresa devem frequentar no mínimo 35 horas de formação certificada. Neste sentido, todas as empresas têm a obrigação de garantir formação certificada aos seus trabalhadores e entregar à ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho - o Relatório Único que deverá integrar todas as formações concretizadas durante o ano laboral.

Neste contexto, o Grupo Medi-T, em resposta à obrigatoriedade da formação profissional certificada - Artigo 125º do Código Trabalho, disponibiliza soluções formativas à medida e cumprindo a legislação vigente. O Grupo Medi-T dispõe de profissionais altamente especializados, capazes de qualificar os ativos das empresas clientes, apoiados dos melhores recursos didáticos e tecnológicos, que permitem quer aos formandos quer aos formadores a melhor experiência de aprendizagem. O Grupo Medi-T possui a acreditação pela DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho - e isso é um indicador de empenho num trabalho de qualidade e na procura de uma melhoria contínua.

A qualificação profissional do Grupo Medi-T abrange as seguintes áreas:
•  Desenvolvimento Pessoal;
•  Ambiente, Segurança Alimentar;
•  Saúde;
•  Segurança e Higiene do Trabalho;
•  Ciências Empresariais;
•  Tecnologias de Informação e Comunicação.

Consulte-nos caso necessite de esclarecimentos adicionais:
E: medi-t@medi-t.pt
T: 808 915 361