Arquivo de Notícias
Página inicial » Arquivo de Notícias » Medicina Desportiva
Medicina Desportiva
A Medicina Desportiva é uma especialidade médica que investiga a natureza das doenças dos profissionais do desporto e procura prevenir e curar patologias do atleta. A Medicina Desportiva procura entender como o exercício físico influencia o estado da saúde das pessoas e como a condição de saúde das pessoas influencia a prática de exercício físico. Por outro lado, a especialidade também trata as lesões provocadas durante a concretização das diversas formas de atividades físicas, nomeadamente, utiliza técnicas com o objetivo de diminuir o risco do surgimento de outras patologias associadas a essas mesmas lesões. Ela previne, trata e reabilita disfunções e doenças optando pelos melhores e mais eficazes procedimentos.

Qualquer indivíduo, antes de iniciar algum tipo de atividade física, deve consultar um responsável da Medicina Desportiva para poder avaliar a sua condição física, o seu desempenho corporal e medir a capacidade de esforço do seu coração, circulação, respiração e metabolismo. Além de analisar a resistência e capacidade física, o Médico faz a análise e a orientação antes do início da atividade a praticar, faz uma avaliação física completa e aconselha hábitos saudáveis de vida. Para além de avaliar e tratar patologias de quem pratica ou pretende praticar desporto, o Médico de Medicina Desportiva faz o acompanhamento clínico dos atletas e outros praticantes de atividade desportivas antes da prática da modalidade, durante e depois do período de exercício.

A Medicina Desportiva é fundamental para quem quer manter a qualidade de vida e um bom estado de saúde física.

Fatores de avaliação dos atletas:

-  Avaliação médica geral que define a aptidão da pessoa para a prática de determinado desporto;
-  Avaliação da capacidade funcional dos sistemas cardiorrespiratório, músculo-esquelético e do metabolismo energético dos atletas no início do treinamento, durante e após programas de treinamento;
-  Contribuição total para o aperfeiçoamento do desempenho do atleta ou praticante da atividade física;
-  Prevenção, tratamento e reabilitação de lesões provocadas na sequência da prática desportiva;
-  Para além de um Médico especialista em Medicina Desportiva, aconselha-se a perspetiva de um Nutricionista, um Fisioterapeuta, um Psicólogo e Técnico.

O Grupo Medi-T disponibiliza esta especialidade de forma a garantir assistência e acompanhamento nos cuidados da saúde física e na manutenção de hábitos saudáveis.

Consulte-nos caso necessite de esclarecimentos adicionais:
E: medi-t@medi-t.pt
T: 808 915 361