Arquivo de Notícias
Página inicial » Arquivo de Notícias » Dia Mundial da Saúde 2015
Dia Mundial da Saúde 2015

medit-7-04

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde - 7 de abril -, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a ‘Segurança dos Alimentos' como tema central em 2015. De acordo com o programa ‘Codex Alimentarius' - um conjunto de práticas normativas e diretrizes no que concerne aos processos relacionados com os alimentos - a OMS tem apoiado os vários países a prevenir, detetar e tratar surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a segurança dos alimentos é uma prioridade da saúde pública, uma vez que milhões de pessoas adoecem todos os anos, inclusive, muitas morrem, como resultado da ingestão de substâncias contaminadas, que afetam nocivamente o organismo humano.

O conceito de "segurança dos alimentos" está definitivamente associado à potencial presença, nos géneros alimentícios, de perigos para a saúde, sendo perigo qualquer agente de natureza biológica, química ou física presente nos alimentos com capacidade de causar dano na saúde do consumidor (WHO/FAO, 2003).

A saúde é um direito inalienável de todo o cidadão, como está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humano, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a OMS, a saúde pode ser influenciada pelas escolhas comportamentais, incluindo as alimentares, que os indivíduos fazem ao longo das suas vidas. Realça ainda que se cumprirem algumas regras de higiene e se praticar um modo de vida saudável, contribuir-se-á para a manutenção da saúde e para melhorar o seu estado.

A segurança dos alimentos constitui um requisito básico que deve estar associado a cada alimento. Os perigos biológicos, físicos e químicos, devem merecer a maior atenção em toda a cadeia de produção, preparação, manipulação e distribuição dos géneros alimentícios. Para tal, é necessário aplicar medidas de controlo capazes de eliminar as contaminações a partir de boas práticas de produção primária, de higiene dos géneros alimentícios, dos manipuladores, utensílios, ambiente, conservação, exposição e venda.

Consciente da extrema importância de colocar à disposição do consumidor espaços e alimentos seguros, o Grupo Medi-T® procura incutir esta responsabilidade junto dos seus clientes. Impera na nossa atuação o cumprimento legal, assim como, a adequação dos conceitos e processos a cada estabelecimento. Cada sistema de HACCP por nós implementado é único e intransmissível, pois cada "casa" tem a sua forma de trabalhar e o essencial é assegurar a ausência de riscos, é garantir a segurança e a saúde das pessoas.

 

http://media.medi-t.pt/2014/HACCP-Grupo_Medi-T.jpg

 

Consulte-nos caso necessite de esclarecimentos adicionais
medi-t@medi-t.pt / 808 915 361