Arquivo de Notícias
Página inicial » Arquivo de Notícias » Dia Mundial da Hipertensão Arterial 2016
Dia Mundial da Hipertensão Arterial 2016

Dia Mundial da Hipertensão Arterial

 

A pressão arterial é a força que o sangue, depois de bombeado pelo impulso do músculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos enquanto percorre o corpo, garantindo assim que todo ele receberá o sangue. É essencial que todo o organismo seja bombeado pelo seu sangue, pois sem a movimentação deste o corpo vai ficar "sem circulação", podendo até sentir algumas zonas sem reação, ou mesmo dormentes - afetando assim o sistema circulatório.
A circulação do sangue pelo corpo é feita através da pressão exercida pelo músculo cardiovascular através de artéria aorta. Geralmente, o coração tem um ritmo entre os 60 e os 80 batimentos por minuto de forma a que todo o organismo receba a quantidade de sangue necessária para o seu bom funcionamento.

A pressão arterial é medida em dois tipos, a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica, uma vez que esta sofre algumas variações ao longo do seu caminho por todo o corpo. O valor da pressão arterial varia continuamente de pessoa para pessoa, consoante a sua idade, a sua atividade física, a sua alimentação, o stress e emotividade.

 Tensão Arterial   Pressão arterial sistólica - geralmente este valor é designado de pressão arterial alta, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.

Pressão arterial diastólica - normalmente este valor é denominado como a pressão arterial baixa, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média do 80 mmHg.

Existem alguns cuidados importantes para evitar que a pressão arterial esteja fora dos parâmetros normais, como por exemplo:
- Ter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários;
- Excluir o excesso de sal e gorduras na alimentação;
- Eliminar o consumo de álcool, tabaco e drogas;
- Evitar situações de stress e tumulto emocional;
- Praticar exercício físico em detrimento do sedentarismo, bastante comum nas pessoas com mais idade.

A tensão arterial desregulada pode causar variados problemas de saúde e prejudicar o bem-estar e o equilíbrio do organismo. Os sintomas de uma pressão arterial desajustada são silenciosos, mas também podem surgir repentinamente. Em algumas situações a tensão desregulada pode causar indisposição, desmaio ou perda de consciência.

A melhor forma de prevenir estas situações é ter um estilo de vida saudável e medir a pressão arterial pelo menos 1 vez por mês, com ajuda do farmacêutico ou do médico de família.

 Causas da Hipertensão